No dia 25 de agosto de 2025, às 14 horas, será realizada a defesa da dissertação de mestrado intitulada FERTILIDADE DO SOLO EM ÁREAS DE EXPANSÃO DA LAVOURA CACAUEIRA EM MUNICÍPIOS DA TRANSAMAZÔNICA, do discente Marksuel Sandro Silva de Medeiros, sob orientação do professor Gilson Sérgio Bastos de Matos (PGAGRO-UFRA) e coorientação da professora Sandra Andréa Santos da Silva (UFRA – Campus Capanema).
O trabalho avalia a variabilidade espacial dos atributos de fertilidade dos solos sob cultivo de cacaueiros em oito municípios da Região da Transamazônica, visando gerar recomendações técnicas adequadas para o uso eficiente de corretivos e fertilizantes. Os resultados oferecem subsídios para políticas públicas e planejamento agrícola sustentável, integrando ciência, extensão rural e manejo regenerativo para o fortalecimento da cacauicultura na Transamazônica.
A pesquisa faz parte do projeto “Inovação, tecnologia e sustentabilidade para a cadeia produtiva da cacauicultora na região da Transamazônica”, que conta com o apoio financeiro do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Plano Sub-regional de Desenvolvimento Sustentável do Xingu (PDRSX), com gestão financeira da FADESP, implementado pela Faculdade de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Pará (FEA/UFPA), Campus Altamira, e pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (PGAGRO/UFRA).
A defesa pública será realizada presencialmente no Campus da UFPA em Altamira, com transmissão on-line via Google Meet: https://meet.google.com/xqu-zbwe-qvn?pli=1
O fortalecimento de cadeias produtivas estratégicas, como a cacauicultura, exige a formação de capital humano altamente qualificado. Nesse sentido, a Região da Transamazônica e Xingu celebra um momento histórico: a formação de 16 mestres em agronomia com a defesa de dissertações com temas associados à cadeia produtiva da cacauicultura, resultado de uma parceria entre a Faculdade de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Pará (UFPA – Campus Altamira) e o Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
A iniciativa é parte do projeto “Inovação, tecnologia e sustentabilidade para a cadeia produtiva da cacauicultura na região da Transamazônica”, financiado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), no âmbito do Plano Sub-regional de Desenvolvimento Sustentável do Xingu (PDRSX), com gestão financeira da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP).
Ao longo da formação, os novos mestres desenvolveram pesquisas aplicadas, alinhadas às demandas tecnológicas dos produtores e da cadeia produtiva, abordando aspectos relacionados à agrometeorologia, ciência do solo, fitotecnia, fitossanidade, beneficiamento e socioeconomia. Até o momento já foram realizadas 5 defesas com ampla divulgação e transmissão on-line e, nos próximos 30 dias, serão realizadas mais 11 defesas.
Essa produção científica deve contribuir para o avanço tecnológico, a gestão sustentável e o aumento da produtividade da cultura na região. A Região da Transamazônica e Xingu já é um dos principais polos produtivos de cacauicultura do país, mas a formação desses profissionais representa um passo fundamental para consolidar a região também como um polo de referência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em cacauicultura.
Acompanhem a divulgação das próximas defesas na página da Faculdade de Engenharia Agronômica da UFPA: https://feaaltamira.ufpa.br/ e no Instagram do Grupo de Pesquisa em Cadeias Produtivas, Mercados e Desenvolvimento Sustentável da UFRA: https://www.instagram.com/gecadsufra/
A pesquisa conta com apoio financeiro do Plano Sub-regional de Desenvolvimento Sustentável do Xingu (PSDSX), sendo desenvolvido por uma equipe de professores e pesquisadores da Faculdade de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Pará (FEA/UFPA), Campus de Altamira, e do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (PGAGRO/UFRA).
O projeto envolve um amplo conjunto de iniciativas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que visa o desenvolvimento de tecnologias para ampliar a competitividade da cadeia produtiva da cacauicultura e reforçar o seu papel como instrumento de apoio ao desenvolvimento regional sustentável.
Além das ações de pesquisa e difusão, os dados gerados irão dar suporte ao desenvolvimento de dissertações de mestrado e teses de doutorado da turma de Altamira do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGAGRO-UFRA) que está sendo ofertada por meio de parceria entre UFPA e UFRA e que tem por objetivo formar capital humano para o desenvolvimento da cacauicultura.
Maiores informações sobre as ações do projeto podem ser obtido com as coordenadoras, professoras Sandra Andréa Santos da Silva e Vivian Dielly da Silva Farias.
O boro apesar de ser um micronutriente, tem extensa importância de atuação, desde a germinação do grão de pólen, divisão e diferenciação celular, formação das flores, frutos e raízes, metabolismo, transporte de carboidratos e participação da síntese de compostos da parede celular.
A dissertação avaliará o desenvolvimento do cacaueiro, produtividade e qualidade do fruto sob diferentes doses de boro, aplicado via solo em plantios comerciais. O experimento será conduzido em área cacaueira da variedade CCN51, com quatro anos de implantada, em Nitossolo, no município de Medicilândia, estado do Pará.
A pesquisa está sendo realizada pelo Engenheiro Agrônomo Weldes de Sousa Menezes, discente do Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (PGAGRO/UFRA), sob orientação do professor Dr. Mário Lopes da Silva Júnior (UFRA) e coorientação da professora Dr. Sandra Andréa Santos da Silva (UFPA).
A pesquisa faz parte do projeto “Inovação, tecnologia e sustentabilidade para a cadeia produtiva da cacauicultora na região da Transamazônica”, que conta com o apoio financeiro do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Plano Sub-regional de Desenvolvimento Sustentável do Xingu (PDRSX), com gestão financeira da FADESP, implementado na Faculdade de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Pará (FEA/UFPA), Campus Altamira, e pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (PGAGRO/UFRA).
O curso de Agronomia da UFPA, localizado no Campus de Altamira é 4 estrelas pelo Guia da Faculdade Estadão - 2023 e se destaca entre os melhores cursos do país.
Para conhecer mais sobre a avaliação, acesse o portal do Guia da Faculdade Estadão: https://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade/
Redes Sociais